- Ano: 2015
-
Fotografias:Nguyen Tien Thanh
- Ano: 2015
-
Fotografias:Nguyen Tien Thanh
Uma situação "sufocante"
Apenas a 15 km do centro de Hanói, o distrito suburbano de Dong Anh tem testemunhado uma urbanização generalizada - uma das principais causas da tendência de um uso máximo de volume e quantidade de áreas de construção. Pouca importância tem sido atribuída à qualidade do espaço utilizado e paisagem circundante. Isso resultou em um grande número de edifícios "sufocantes".
Uma solução de "respiração adequada"
Uma casa "respirando adequadamente" serve como uma solução para a melhoria da qualidade do espaço utilizado, criando um senso natural de ritmo respiratório em condições de monção tropical, o que é atribuído às duas funções: interior e exterior. O interior oferece muitos vazios, enquanto o exterior tem fachada de pele dupla. A camada externa é realizada com camadas de tijolos cerâmicos reciclados (40cmx40cm). Plantas também são dispostas aleatoriamente para absorver a umidade e diminuir a radiação calorífica.
A camada de tijolos cerâmicos serve para purificar o pó e a fumaça, aspirar o ar fresco e levar calor através dos painéis abertos alternados com plantas na fachada. Este filtro ajuda a revitalizar o espaço arquitetônico equilibrando a respiração do ser humano e da natureza, promovendo a conexão e interação do edifício com a paisagem.
Nesse sentido, espera-se que a casa de respiração adequada contribua para destacar a arquitetura local em um contexto global atual.